quarta-feira, 16 de março de 2016

Tangyuan de Casca de Banana



Durante a semana passada, as bananas estiveram em força no cesto de fruta. E nasceu esta receita de Tangyuan de Casca de Banana do desejo de aproveitar a casca da banana e da vontade de matar as saudades de um sabor da minha infância.

汤圆, tāngyuán é um prato chinês tradicional feito com farinha de arroz glutinoso misturado com um pouco de água que depois é levado a cozer e é servido no caldo da cozedura.

Têm muitas variações, podem ser pequenas, maiores, com ou sem recheio. A sonoridade de  tāngyuán assemelha-se a tuányuán 团圆, que significa união, é servido em alturas quando a família se reúne novamente, tradicionalmente na época do yuánxiāo, 元宵节, durante as últimas festividades do ano novo chinês.

Em algumas partes do sul da China, comer tangyuan faz parte da cerimónia do casamento, quando o noivo e a noiva se encontram. Os meus tios quando se casaram comeram tangyuan recheado de sésamo! É tão bom! Prometo partilhar no futuro!

No norte da China é conhecido pelo mesmo nome que a festividade é servida yuánxiāo. Além de ser recheado com sésamo, um recheio doce, também existe tangyuan recheado com carne de porco, algo que também parece ter um bom potencial a veganizar!



Usar cascas de banana pode parecer estranho. Foi assim que arrisquei e petisquei.
Descansem, aquele sabor desagradável na boca que todos devem conhecer desaparece por completo quando a cozinhamos :) 

Desta vez foram os meus pais que provaram! Teve boa nota apesar da birra do meu pai não querer provar, depois mudou de ideias.




Para 1 pessoa
Ingredientes
1 casca de banana da madeira (cerca de 35g)
20g tâmaras ou figos ou passas
3 c. sopa farinha arroz glutinoso ou farinha de arroz

1. Lavar a casca, e cortar as extremidades escuras.
2. Triturar. Adicionar os restantes ingredientes e triturar até obter uma massa homogénea.
3. Cozer em água de 5 a 10 minutos.
    OU cozer a vapor durante 10 minutos.
4. Servir!

Bom aproveito!
Estou a fazer figas para que gostem!
Verde por Ventura, juntos nesta verde aventura.
Porque de mente aberta lançamo-nos à descoberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário