terça-feira, 8 de março de 2016

Bolachas de Trigo Sarraceno e Goji



Olá a todos!
Numa das minhas aventuras, ocorreu uma inesperada descoberta destas bolachas sem açúcar, sem glúten, sem qualquer gordura.

Só o bom e integral cereal e a doçura da fruta!
A junção do saudável com o agradável!

Nada é melhor que um mimo doce em que não nos arrecada a culpa :)
Tudo o que aqui está é bom!


Acompanhando com um iogurte de soja fica divinal! Compõe uma refeição mais completa, e mantém a saciedade adicionando proteína.

Satisfaz aquela vontade por algo doce mas suave, marcado ao mesmo tempo pelo sabor característico das bagas goji. 



O trigo sarraceno é uma alternativa sem glúten, menos calórica e mais nutritiva que o trigo. Podem facilmente fazer a vossa farinha sem glúten em casa, pulverizando os grãos na máquina que tiverem ao vosso dispor, não é preciso andarem a juntar todas as farinhas com nomes exóticos do mundo. 

Para adoçar, utilizei fruta seca que tive o prazer de trazer da China este Verão, a longana. Não se encontra facilmente em Portugal sem ser nas lojas de produtos asiáticos. A longana é doce com uma ponta de acidez que assenta muito bem :) A tâmara e o figo seco substituem-na na perfeição. Esta receita não é muito doce, lembra o sabor de umas bolachas de chia...!

Para ter um pequeno grande contraste de cor adicionei bagas goji. Na verdade só coloquei as bagas goji na categoria das passas e alperces quando comecei a fazer doces mais ocidentais. Na China estas bagas são mais utilizadas para vinhos medicinais, remédios e ensopados de carne, raramente aparecem em doces. Não é que fiquem mal, claro!

Para esta receita não precisamos de adicionar água ou leite vegetal porque já temos humidade suficiente através da longana hidratada, descarocei a longana, juntei umas colheres de sopa de água morna, 30 minutos é suficiente para hidratar caso utilizem figo ou tâmara dá igual.




Para 9 a 12 bolachas
Ingredientes
1/2 chávena trigo sarraceno (130g)
2 c. sopa longana/figo/tâmara demolhado (70g)
2 c. sopa linhaça moída
2 c. sopa bagas goji
1 c. chá sementes sésamo

1. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Moer o trigo sarraceno em farinha num robô de cozinha.

2. Juntar à farinha a longana hidratada, a linhaça. Triturar bem até obter uma pasta. Juntar as bagas goji e triturar até estarem ligeiramente desfeitas.

3. Moldar as bolachas à forma desejada. Polvilhar as sementes de sésamo sobre as bolachas e pressionar um pouco para que fiquem dentro da massa.

4. Levar ao forno durante 10 minutos. Retirar e servir!

Bom apetite!
Verde por Ventura, juntos nesta verde aventura.
Porque o que fazemos é celebrar cada dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário