sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Os benefícios da alga Porphyra

A alga Porphyra, apesar de não ser muito conhecida na Europa, têm um valor muito elevado na alimentação e medicina chinesa. É considerado uma planta divina pelas suas propriedades nutricionais e medicinais.

Como utilizar: Lavar num coedor. Pode juntar a alga porphyra a sopas, salteados e entradas.

Onde encontrar: Lojas especializadas em produtos asiáticos
Em Lisboa, pode encontrar todo o tipo de produtos asiáticos na Rua da Palma, no Martim Moniz. Costumo ir ao supermercado Chen, é o que é mais económico naquela zona. O supermercado Hua Ta Li é mais perto do metro, é mais caro, porém encontram-se produtos que não existem no Chen. O Mercado do Oriente é o mais caro dos três, porém tem frutas exóticas e uma variedade de congelados e snacks de Taiwan, Coreia e Japão, que os outros dois não têm. Há também o supermercado Wang, mais perto da zona dos CTT, é barato, os produtos comercializados são mais direccionados a restaurantes.

Eu comprei a que aparece na primeira foto (supermercado Chen). Só depois é que reparei que no Hua Ta Li também havia.


1.75€
Valores médios por 100g
Valor energético           187kcal/ 1142kj
Proteínas                      33.2g
Hodratos de carbono     20.3g
Gorduras                      1.9g
Gorduras saturadas       0g
Sódio                           542 mg


4.95€
Valores médios por 100g
Valor energético          308.4kcal/ 1291kj
Proteínas                     31.2g
Hodratos de carbono    26.3g
Gorduras                      4.2g
Sódio                         409mg   


Como conservar:Conservar a alga dentro de um saco de plástico ou papel, num local fresco e seco, consumir dentro de um mês após abertura da embalagem ou conforme as instruções da embalagem.
Tem um sabor fresco, tem muita fibra, vitaminas e minerais, especialmente o iodo. É comum os vegetarianos terem falta de iodo caso não comam algas com regularidade ou não utilizem sal iodado. Previne o inchaço da tiróide. Não tem toxinas e não reage com outros alimentos.
A medicina chinesa aponta que a porphyra tem propriedades que ajudam na diminuir a expectoração, aumentar o apetite, regularizar as fezes, reduzir o "calor" (medicina chinesa), é diurético e nutre os rins e o coração. Já a medicina contemporânea  reconhece os benefícios da alga porphyra, a sua ingestão frequente ajuda no tratamento de úlceras, na prevenção e cura de doenças relacionadas com menopausa, na prevenção do envelhecimento, anemia, doenças da pele e comichões. Também ajuda na prevenção de cáries, no tratamento de cegueira nocturna. Também é muito eficaz na diminuição a pressão sanguínea, colesterol e gordura no sangue.
Um terço da alga porphyra é constituído por fibras digeríveis, ajudando a manter a saúde dos intestinos, a diminuir o colesterol, a eliminar de toxinas do corpo como o sódio, é muito bom para a prevenção do cancro colo-rectal. 
Tem muita vitamina C, daí um forte antioxidante. Fortalece o sistema imunitário, previne e luta contra o cancro. Os minerais e a lecitina presentes na alga ajudam a suavizar os vasos sanguíneos e a aumentar a circulação do sangue. 
Tem 9 vezes mais proteína que os cogumelos frescos, 8 vezes mais gordura que a alga kombu, o dobro da vitamina B3 da orelha-de-judas (também conhecida por alga preta), 10 vezes mais vitamina B2 que o cogumelho shiitake, é dos fungos com o teor de fósforo mais elevado.
A porphyra tem 67 vezes mais vitamina A que o leite. Ajuda a manter uma visão saudável, previne olhos secos e cansaço.
Tem 70 vezes mais vitamina C que a couve coração.
Rico em magnésio, ferro, contribui para um bom funcionamento do cérebro e a melhorar a memória. Tem elevadas quantidades de colina, uma vitamina do complexo B que traz benefícios protegendo o cérebro.
Combate a anemia nas crianças e nas mulheres. Contribui para um bom crescimento e manutenção dos dentes. A porphyra tem níveis significativos de manitol, um diurético, é eficar para reduzir inchaços.
O iodo é insolúvel em água, na confecção, fritar a alga em um pouco de óleo para aumentar o seu valor nutricional. A quantidade ideal recomendada por refeição é por volta dos 15 gramas para evitar inchaços e dores de estômago.
O consumo regular é benéfico para pessoas com problemas de tiróide, problemas cardiovasculares, que passam muito tempo em frente ao computador.
É aconselhável uma ingestão controlada por mulheres que tomam contraceptivos a longo prazo. Não a deve consumir caso esteja com o baço e estômago fraco e "frio", ou com dores de estômago ou prisão de ventre.

Sem comentários:

Enviar um comentário